Histórico da escola

O Centro Educacional 104 do Recanto das Emas foi inaugurado em setembro de 1996 e atualmente vem funcionando em dois turnos. Está inserido em uma área urbana onde reside a maioria dos comerciantes da cidade, e atualmente atende cerca de 1600 alunos. Foi criado com a principal função de atender os interesses educacionais da comunidade local, atendendo os dispositivos da LDB 9394/96, que asseguram a todas as pessoas o direito à educação, independente das condições biopsicossociais do educando.
A escola passa por uma transição na oferta de modalidades de ensino, com o objetivo de tornar a escola um centro educacional exclusivamente de ensino médio, em virtude da grande demanda e da existência de apenas outras duas escolas que ofertam o ensino médio no Recanto das Emas.
As modalidades oferecidas são: ensino fundamental, séries finais, que atende os alunos do 7º ao 9º ano; classes de aceleração de séries finais; ensino médio, em que são atendidas turmas desde o 1º ano até o 3º ano, funcionando, o ensino médio, apenas no turno vespertino.
Em 1996 o quadro discente foi composto de alunos remanejados dos CEF 306 e CEF 106 do Recanto das Emas, com o objetivo de extinguir o turno intermediário. A escola foi fundada para atender a demanda da comunidade que crescia a cada dia e necessitava de uma escola mais próxima.
No ano de 1997, a escola funcionou com aproximadamente 4.000 alunos em salas provisórias para atender a Escola Classe Recanto das Emas enquanto o Centro de Ensino 206 do Recanto das Emas estava sendo construído.
No ano seguinte as salas provisórias foram demolidas e a carga horária para os alunos do Ensino Fundamental Séries iniciais foi ampliada. Nos dois primeiros anos, a escola passou por grande dificuldade administrativa, devido a falta de servidores nas seguintes áreas: apoio técnico-administrativa, ACL, merendeiras, agentes de portaria e vigilância. Ressaltamos que nesse período obtivemos uma considerável ajuda de pais e alunos.
A escola desenvolveu vários projetos pedagógicos, com destaque em 1997 para o Projeto Meio Ambiente, envolvendo CAESB, CEB e CEMATEC, pais, professores e alunos. No ano de 1998 realizou um trabalho intitulado “Patrimônio nas Ruas” sobre a cidade do Recanto das Emas, realizado por professores da nossa escola, sendo esse impresso e divulgado a todos os órgãos públicos do local. No mesmo ano, a escola participou da FEICITEC, tendo sido premiada com o projeto “Aproveitamento Real dos Alimentos”, e em seguida, exposto na EXPOTEC, realizada no Pavilhão do Parque da Cidade.
Em 1999, a escola desenvolveu com muito sucesso o Projeto de Folclore e a 1ª Feira Interdisciplinar envolvendo a comunidade. Em 2000, desenvolveu o Projeto Brasil 500 Anos, tendo como subprojetos: Paz na Escola, Olimpíadas e Novo Milênio.
Em 2001, a escola desenvolveu o projeto Valorizando a Vida: “Vida Sim, Drogas Não”; Projeto Horta e realizou a 2ª Feira Interdisciplinar, com grande sucesso principalmente no noturno.
No ano de 2002, a escola participou do JEREM ( Jogos Esportivos do Recanto das Emas) sendo campeã. Participou com sucesso do Projeto Saber Saúde. No corrente ano a escola está desenvolvendo o “Projeto Conselho de Classe Participativo e Eficiente”, dando uma nova visão ao conselho de classe, inclusive com a participação de quase 100% de pais e/ou responsáveis, manifestando a coesão da comunidade com a escola; através desse Conselho surgiram mais seis novos subprojetos, tidos como necessários: Revista Temática, Grupo E.R.A (Equipe do Recreio Animado), Ação Social e Jogos Poliesportivos, Projeto Artístico-cultural ‘Projeto de Leitura”, Esporte é Vida: Capoeira e Futebol  “Ao pé da Letra”. Em andamento o Projeto Educação Fiscal, Você Apita , Saber Saúde e Projeto Happy Day.
Em 2007, o Projeto Superação Jovem foi um sucesso, voltado para a formação do cidadão e o meio ambiente, o CEF 104 contou com a presença do Secretário de Segurança Pública do DF, na abertura do projeto Picasso não Pichava, com palestras, música e teatro com um grupo da Polícia Militar, em comemoração a semana do estudante.
No ano de 2008, um dos principais projetos implantados foi o que não antecipa as aulas de professores ausentes, chamado PROJETO AULA LIVRE. Foi implantado a partir do 2º bimestre, com algumas dificuldades, mas conseguimos bons resultados ao final do ano letivo. Além desses projetos realizamos muitos outros. Um que também se destacou o Programa de Educação Fiscal na Escola, que nos deu a oportunidade de conscientizar nossos alunos sobre a importância da fiscalização da aplicação de nossos impostos.
Em 2009 continuamos aplicando os projetos que funcionaram bem em nossa escola, buscando aperfeiçoar, cada vez mais, nossas instalações e nossos Profissionais. Neste ano uma das coisas que funcionaram muito bem foram os Conselhos de Classes Bimestrais e do empenho dos Professores em cumprir os prazos determinados pela equipe, tanto na semana pedagógica do início do ano, quanto nas coordenações coletivas semanas.
No ano de 2010 a escola iniciou a oferta do Ensino Médio, com turmas de primeiro ano no turno vespertino. A experiência foi positiva e deu continuidade à implantação das outras séries de Ensino Médio nos anos posteriores.
No ano de 2011 a escola deu continuidade ao desenvolvimento da estratégia de ampliar o Ensino Médio, iniciando turmas de 2º ano, além de 1º ano e Correção de fluxo de Ensino Médio. A escola realizou como projetos os Jogos Interclasse, o Projeto Anjos da Inclusão, o Dia da Consciência Negra e diversas atividades enquadradas no Intervalo Cultural. Além disso, a escola desenvolveu parcerias com ONGs para palestras e apresentações de cunho pedagógico, cultural e social.
No ano de 2012, a escola aprimorou o desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais com o objetivo de explorar o universo crítico dos alunos, inserindo temas que fazem parte da realidade do aluno.
A escola realizou a Feira de Ciências e Tecnologia, organizada pela equipe de Ciências Exatas, em junho, com uma grande participação dos alunos. Nessa feira, a escola escolheu projetos representantes para a Feira de Ciências Regional do Recanto das Emas, que escolheu três projetos da escola para representarem na Feira de Ciências de Brasília. Esses projetos alcançaram a Feira de Ciências Nacional, representando, orgulhosamente, a escola.
Os Jogos Interclasse e a Gincana Cultural foram organizados pela área de Códigos e Linguagens. Com um grande sucesso na realização, os alunos puderam desenvolver o espírito esportivo, a solidariedade, o trabalho em equipe e desfrutar de momentos de lazer. O prêmio dado aos alunos vencedores foi uma viagem para Caldas Novas.
O projeto desenvolvido pela área de Ciências Naturais foi ligado ao desenvolvimento de atividades relativas ao Dia da Consciência Negra. Entre danças, peças e trabalhos orais, a confecção de quadros chamou a atenção mesmo da mídia sendo alvo de reportagem do programa Alternativo, exibido pela rede de televisão SBT.
Em 2013 a escola pretende desenvolver os seguintes projetos: